sábado, 1 de março de 2008

Conhecendo a pediatra

Foi ontem, 29/2. Exatos 1 mês de vida. A primeira impressão foi péssima, atrasou 2 horas a consulta. Minha vontade era de ir embora. Só que a Viviane me indicou a doutora e tinha uma outra mãe aguardando com a filha e disse que nunca passou por isso, que no mínimo atrasa 10 min. Ainda bem que a Beatriz estava quietinha. Aliás dormiu o tempo todo: dormiu no caminho, dormiu no consultório, eu que dava o peito de vez em quando. Finalmente conhecemos a pediatra da Bia. Aparentemente novinha, calma. Enquanto ela me fazia perguntas sobre minha gestação a assitente dela estava pesando e medindo a Beatriz que estava sob os cuidados da minha mãe. Colocaram a Bia peladinha. Ela está com 3.750g e 50.7 cm. Até aí a Beatriz estava quieta, serelepe toda vida. Qd a doutora terminou as perguntas começou a tirar a temperatura da Beatriz, mediu a cabecinha dela... Aí é que começou a gritaria. Não sei porquê de uns dias pra cá a Bia não suporta que coloquem a mão na cabeça dela! A pediatra da maternidade disse que o teste do pezinho poderia ser feito até 3 meses, essa pediatra de ontem disse que o certo é fazer até 15 dias, ou seja, eu já deveria ter feito. Fez o pedido médico e exigiu que fosse urgente!

Minhas dúvidas:

- Não preciso acordar a Bia pra mamar durante a noite. Ela disse que a Bia tá muito bem, se ela mama bastante durante o dia ela dorme satisfeita. Não é necessário acordá-la.

- Leite materno à vontade, livre demanda!

- Dar um peito de cada vez. Nada daquela história de 20 minutos pra um e depois mudar para outro. Ela disse pra deixar a Beatriz mamar até murchar e só então passar para o outro. Ela explicou que geralmente nesses primeiros 20 minutos o bebê só está mamando a glicose e isso faz com que ele tenha fome em intervalos menores, não se satisfaz. Se mama até a ultima gota absorve tudo que é importante, até a gordura.

- Sobre a cirurgia para a retirada dos dedos extras da Beatriz: achou melhor aguardar a Bia tomar mais vacinas e ficar mais resistente. Explicou que a Beatriz será encaminhada para um cirurgião que vai avaliar qual anestesia será aplicada, geral ou local.

- Pediu vários exames de sangue para pesquisar doenças genéticas.

- Desaconselhou lenços umedecidos. Disse que dá infecção urinária na maioria das crianças por causa do perfume. Mandou usar algodão e soro fisiológico. Lenço umedecido só pra sair.

- Receitou que eu usasse a Dermodex após cada troca de fralda. Comprei e constatei que não tem cheiro. Aliás ela não aconselha nada com cheiro. Preço: R$8,50

- Os carocinhos no rostinho da Bia ela disse que é beijo ou barba. Beijo eu descarto de cara pq eu fico com ela 24h... É a barba do pai! Resultado: Dersani R$25,00 pra usar no rostinho e tb nas dobrinhas. Tenho notado melhoras.

- Tylenol quando ela estiver com dor e tb antes das vacinas, dar meia hora antes. Esse ela me deu amostra grátis.

- Rinossoro 3x ao dia antes das mamadas. Acho que é pra não ficar ressecado já que a Beatriz quando está cheia coloca leite pelo nariz também... Amostra grátis...

- Não precisa ferver a água do banho. Basta que seja filtrada. E a temperatura eu posso ir modificando gradualmente, de acordo com as demonstrações da Beatriz. Argh! Eu não suporto banho quente e nunca me dei bem qd tomei... Claro que a Bia não vai tomar banho gelado, mas tá um calor insuportável e ela adora banho! Fica toda largadinha, relaxada na minha mão.

Voltaremos dia 28/3 e ela vai receitar umas vacinas particulares...

Nenhum comentário: